Odontologia Canossa
(11)3941 3932
(11)969187501
Você está a apenas um clique do
sorriso mais espetacular
Especialidades
Implantodontia
Implantes são raízes artificiais utilizadas para repor dentes perdidos, sendo na verdade, suportes de metal posicionados cirurgicamente no osso maxilar ou mandibular, logo abaixo da gengiva e basicamente são de titânio sendo extremamente resistentes e inertes, ou seja, sem risco de rejeição para o organismo. Uma vez colocados, permitem ao dentista devolver dentes (coroas) substitutos sobre aqueles dentes naturais perdidos.
Por serem colocados ao osso, na maioria das vezes os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais após um período que chamamos de osseointegração, este seria um tempo em que o implante (Raiz Artificial) a princípio levaria a ficar apto para a reabilitação da coroa final, sendo que esse período pode variar em função da cirurgia e do grau de dureza do tipo do osso.
Periodontia
A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de carater crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.
Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A doença periodontal pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.
Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes. A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes,devido ao acúmulo de tártaro, à inflamação destas estruturas, com seu comprometimento e destruição, pela ação bacteriana, colaborando para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária. A doença periodontal tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e em fumantes.
Ortodontia
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
Reabilitação Oral
A cavidade oral é composta por dentes, gengiva e osso. Se uma dessas estruturas é danificada, ou perde sua utilidade devido a algum trauma ou patologia, é possível reparar o problema por meio da reabilitação. A ideia é devolver uma condição funcional mastigatória, fonética e estética que melhore a qualidade de vida do paciente. O processo pode ser parcial ou total, dependendo do grau de comprometimento dessas funções, quantos dentes e estruturas orais foram perdidas.
É importante lembrar que o planejamento não visa apenas o lado estético. Ele é um meio de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas sejam prejudicadas. Como por exemplo, A falta de um molar, pode desencadear a movimentação dos dentes vizinhos, alterando o posicionamento da arcada ou levando o paciente a desenvolver o hábito de mastigar apenas do lado oposto ao dente perdido, sobrecarregando a musculatura e a dentição, então, para que a saúde bucal e também a estética do sorriso sejam recuperadas é preciso realizar a reabilitação oral.